Missão
Existimos para o louvor e adoração do Senhor, abençoando e edificando os membros e visitantes da Igreja Batista Canaã para seu crescimento espiritual, através da ferramenta poderosa que são as artes.

Visão
Ampliar a artes na Igreja; incentivar o crescimento técnico e espiritual de nossos integrantes, baseados no serviço cristão; e comunicar o evangelho de Cristo através das artes e de vidas comprometidas.

Valores
Somos criados para louvar ao Senhor e devemos fazê-lo com todo o nosso ser, usando da criatividade e dos dons e talentos que o nosso Deus nos concedeu.
A palavra de Deus nos dá respaldo para usarmos todo tipo de linguagem artística para o louvor do seu nome (artes visuais, música, teatro e dança), de forma que edifique a comunidade cristã local e comunique a mensagem salvadora de Cristo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

EBD: 5 – Excelência X Perfeccionismo

5 – EXCELÊNCIA X PERFECCIONISMO

Maximizando o negativo, minimizando o positivo

- O perfeccionista tem a tendência de maximizar o negativo e minimizar o positivo.

- Não deveríamos ignorar comentários negativos. Mas fazer tempestade em um copo de água não está certo.

- Para o perfeccionista, uma coisa que deu errado significa que tudo deu errado. Isso é perda de perspectiva. (síndrome do ponto)

- Nós, perfeccionistas nunca estamos felizes com o nosso trabalho porque temos a tendência de maximizar o negativo e minimizar o positivo.

- Não podemos perdoar a nós mesmo por fazer o mais simples dos erros.

Pensamento em preto e branco

- O perfeccionista é culpado de pensar em preto e branco. Algo é ou totalmente bom ou totalmente ruim. Não há meio termo.

- Perfeccionistas têm a tendência de serem muito críticos.

Auto-estima baseada na performance e não na identidade

- Muitos artistas são extremamente inseguros porque são extremamente perfeccionistas.

- Perfeccionismo também pode ser um caminho para os artistas fazerem com que as pessoas gostem deles.

Expectativas altas e impraticáveis

- O perfeccionista freqüentemente estabelece expectativas impraticáveis e muito altas.

- Isso é diferente de estabelecer alvos.

- Se eu e você estabelecermos expectativas impraticáveis, estamos prontos para frustração e decepção a qualquer momento.

- De algum modo sentimos que todas as nossas expectativas teriam sido correspondidas “se tão somente...”

- Precisamos trabalhar duro e ter altos alvos, mas uma performance perfeita ou uma vida perfeita é um alvo impraticável, centralizado no homem em vez de centralizado em Deus. Deus é o único que é perfeito.

Sugestões para o perfeccionista

- Embora haja muito contra os perfeccionistas, é possível mudar.

  1. Saboreie o positivo

- Precisamos celebrar qualquer e toda coisa positiva que cruze o nosso caminho.

- Não há problema em celebrar o que Deus está fazendo através de nós.

- Saborear não é dar tapinhas em suas próprias costas por um trabalho bem feito. É deixar que Deus dê esse tapinha em você por ter feito o que Ele determinou para fazer.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5)

“Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas” (II Samuel 6.14-15)

- Davi dançou diante do Senhor com humildade e alegria. Não estava tomando a glória para si mesmo. Estava adorando a Deus.

- Saborear a Deus é um sinal de entrega porque celebra o que Deus nos deu e fez por nós. Devemos parar de desvalorizar as boas coisas que acontecem quando Deus nos usa.

- Deixe Deus ser Deus. Somente Ele é perfeito. Essa é uma das razões por que nós o adoramos e não a nós mesmos.

“Não que eu já obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus” (Filipenses 3.12)

- Nós cometemos erros e não há problema

“Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra” (Salmos 46.10)

  1. Seja bondoso com o artista que existe em você

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Efésios 4.32)

- O perfeccionista não é bondoso com o artista interior. Quando maltratamos o artista em nós, estamos diminuindo alguém que Deus fez e ama

- Viver como um artista já é suficientemente difícil. Não precisamos tornar isso pior ao nos tornarmos nosso pior inimigo

Deus realmente gosta de mim?

“Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (I João 4.16)

- Construir seu autoconceito somente em seus dons e talentos é como construir uma casa sobre a areia movediça. Em vez disso, construa sua auto-estima amparada sobre quem você é como filho de Deus

- A chave para uma auto-imagem sadia não está no fazer, está no ser: ser um filho de amado de Deus

- O que as pessoas viram em Jesus foi um Deus que estava verdadeiramente interessado em suas vidas e que realmente se importava com elas. Deus ama você e a mim pessoalmente

- Nós nos relacionamos com o mundo ao nosso redor baseados em nossos sentimentos. Mas isso é perigoso porque nossos sentimentos mudam. O que mais influencia nossos sentimentos, no entanto, é o que nós cremos em nossas mentes

“Sei que me queres bem, pois o meu inimigo não triunfa sobre mim” (Salmos 41.11)

- A única esperança que os cristãos têm de ter uma auto-imagem sadia está no nosso conceito de Deus

“Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará” (Mateus 10.39)

Deixe o Senhor amar você

“Ele disse: Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você” (Daniel 10.11)

- Deus enviou um anjo para dizer a Daniel que o amava. Em determinado ponto você tem que deixá-Lo amar você

Não faça da auto-estima o seu deus

- Não pense que nunca será feliz até que ame completamente a si mesmo

- A Bíblia não ensina isso. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e sobre todas as pessoas, até mesmo sobre nós mesmos

“Respondeu Jesus: ame ao Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22.37-39)

- Amar a Jesus é mais importante do que a si mesmo

- Somente quando amamos a Deus primeiro podemos verdadeiramente amar a outros e a nós mesmos

Estabeleça expectativas realistas

- Será que Deus pode usar uma música que esteja sendo cantada ou tocada de maneira imperfeita? É claro que pode

- Nossas expectativas e esperança precisam vir de Deus

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Miquéias 6.8)

- Deus quer que cresçamos espiritualmente. O resultado final é responsabilidade dele. Nossa tarefa é cooperar com o processo

“O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16.7)

- As pessoas olham para o exterior e esperam aparência de perfeição. Mas Deus olha para os nossos corações, nossas motivações e intenções

- Devemos simplesmente fazer o nosso melhor e confiar em Deus para os resultados que ele quer

Perseguindo a excelência

- Minha observação é que, a perseguição ao perfeccionismo é destrutiva para o artista e para sua arte. O perfeccionismo não é saudável. Ele inibe a performance e limita a criatividade

- Enquanto o perfeccionismo é destrutivo, centralizado no homem, a busca da excelência é construtiva e honra a Deus

- Excelência é fazer o melhor que você pode com o que você tem

- Perseguir a excelência significa fazermos o nosso melhor com o que temos para a glória de Deus

Integridade artística – Desenvolvendo habilidades

“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo” (Salmos 33.3)

- Ter integridade artística simplesmente significa que um artista se apresenta ou cria com habilidade.

- Precisamos ter altos padrões artísticos. Devemos buscar a qualidade acima da quantidade, e a substância acima do show

“Todos esses homens estavam sob a supervisão de seus pais quando ministravam a música do templo do Senhor, com címbalos, liras e harpas, na casa de Deus. Asafe, Jedutum e Hemã estavam sob a supervisão do rei. Eles e seus parentes, todos capazes e preparados para o ministério do louvor do Senhor, totalizavam 288” (I Crônicas 25.6-7)

- Devemos levar muito seriamente o desenvolvimento de nossas habilidades artísticas. Precisamos de treinamento e de desenvolvimento contínuo

- Precisamos também nos expor à grande arte e aprender disso. Podemos aprender muito e melhorar nossas habilidades ao expor-nos à arte de qualidade dentro e fora da igreja

- Parábola dos talentos (Mateus 25.14-30)

Dando a Deus o nosso melhor

“Mas o rei respondeu a Araúna: Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada, e comprou eira e os bois por cinqüenta peças de prata” (II Samuel 24.24)

- Não podemos estar oferecendo ao Senhor algo que não nos custe nada. Necessitamos oferecer a Deus o nosso melhor porque ele merece isso

“Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá?, pergunta o Senhor dos exércitos” (Malaquias 1.8)

“Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica para mim um animal defeituoso, diz o Senhor dos exércitos, pois eu sou um grande rei e o meu nome é temido entre as nações” (Malaquias 1.14)

- Excelência é um alvo dinâmico, e eu espero que a cada ano nossos padrões alcancem um patamar um pouco mais alto que os do ano anterior

Sendo criativo e original

“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo” (Salmos 33.3)

- Deus nos dá liberdade de sermos originais e criativos

- Por que não encorajarmos nossos músicos a comporem músicas originais? Músicas originais são uma expressão da vida da igreja

Comunicação eficaz

- A grande arte comunica uma mensagem, uma idéia, um pensamento, um sentimento ou uma emoção. Ela estimula a mente e move a alma

“Até no caso de coisas inanimadas que produzem sons, tais como a flauta ou a cítara, como alguém reconhecerá o que está sendo tocado, se os sons não forem distintos? Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha? Acontece assim com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar” (I Coríntios 14.7-9)

- Todos os artistas precisam saber que a comunicação é tão importante quando a técnica

- Nós todos devemos nos submeter à forma de arte necessária para comunicarmos claramente

Preparação espiritual

- Se a canção primeiramente não ministrar àquele que está cantando, não vai ministrar a ninguém mais

“Este é o nosso orgulho: a nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus” (II Coríntios 1.12)

- O ingrediente mais importante para a comunicação eficaz é a sinceridade. Precisamos realmente crer no que estamos cantando

“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gálatas 5.16)

- Se andarmos no Espírito, o Senhor irá ungir nosso trabalho como artistas e iremos ministrar poderosamente em seu nome

Vinde a mim

- O que Jesus diria ao perfeccionista? Eu acho que ele olharia direto em seus olhos, estenderia sua mão e diria:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30)

- Note que Jesus não é o Deus impossível de agradar que nós tentamos fazer com que seja. Ele é manso e humilde

Extraído do livro “O Coração do Artista: Construindo o caráter do artista cristão” de Rory Noland. São Paulo: W4 Editora, 2007, págs 95 – 119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário