11 – AS DISCIPLINAS ESPIRITUAIS DO ARTISTA
Será que somos assim tão indisciplinados?
· Um certo conselheiro profissional referiu-se aos artistas como espíritos livres, que são normalmente bagunçados, muito desorganizados, sempre atrasados para os compromissos e irresponsáveis para com as finanças pessoais. Você acha que artistas são pessoas indisciplinadas?
· O conceito de disciplina é muito marginalizado em nosso mundo de comida pronta, acesso instantâneo e gratificação imediata. Quem compreende o valor da disciplina mais que um artista? Na verdade, disciplina é um modo de vida para nós.
· A disciplina permite a você fazer coisas que nunca poderia fazer antes. Da mesma forma é com as disciplinas espirituais.
· I Timóteo 4.7-8
· Disciplinas espirituais pagam dividendos não apenas no futuro. Elas podem nos beneficiar agora mesmo.
· I Coríntios 9.24-27
· Do mesmo modo que somos disciplinados com nossos talentos, podemos ser igualmente indisciplinados em outras áreas. Somos seletivamente disciplinados.
O meu ministério é produto do meu relacionamento com Cristo
· João 15.4-5
· Ministério que flui de um relacionamento como este, é um ministério dinâmico.
· Colossenses 3.16
· O ministério nas artes vem depois de estarmos cheios com a Palavra de Deus.
· Há uma correlação entre conhecermos a Deus e darmos fruto.
· Antes de serem enviados para o ministério, os discípulos gastaram tempo com Jesus (Mateus 10.5-42)
· Colossenses 1.10
· Quando andamos perto do Senhor iremos dar frutos em todas as áreas de nossa vida, não apenas na artística.
· Nossa advertência insistente é que nós, artistas cristãos, podemos cair na armadilha de fazermos música religiosa sem Deus, ou fazermos arte cristã sem estarmos intimamente conectados com Cristo.
Alimentando um relacionamento
· Se nosso ministério é produto do nosso relacionamento com Cristo, precisamos alimentar esse relacionamento.
· O que realmente importa é que estejamos comprometidos com o Senhor regularmente. Nossa prioridade maior não deve ser nossa arte. Deve ser o nosso relacionamento com Jesus.
· I João 1.3
· Comunhão deve ser um experiência íntima
· II Coríntios 6.16-18
· Uma hora silenciosa pode ser um veículo para conhecermos a Cristo melhor. Conhecer a Deus é até mesmo mais importante que ser um artista.
· Jeremias 9.23-24
· “Para que fomos feitos? Para conhecer Deus. Que alvo deveríamos estabelecer para nós mesmos na vida? Conhecer Deus. Qual é a vida eterna que Jesus dá? Conhecimento de Deus.E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17.3). Qual é a melhor coisa na vida, que traz mais alegria, contentamento que qualquer outra coisa? O conhecimento de Deus.” (J. I. Parker)
· Somos religiosos, estamos envolvidos em muitas atividades na igreja, mas ainda não conhecemos a Cristo. Lembre-se, cristianismo não é uma religião, é um relacionamento.
Amizade com Deus
· João 15.14-15 ; Hebreus 2.11-12
· Amigos gastam tempo juntos.
· I Coríntios 2.10-16
· Como podemos conhecer os pensamentos de Deus a menos que gastemos tempo com ele?
· Jeremias 23.23
· Ele não está distante, indiferente. Ele é alguém a quem posso dirigir-me para obter um conselho. Ele é alguém a quem posso ir quando estou triste e solitário e é alguém com quem posso chorar.
Meu kit de sobrevivência pessoal
· Precisamos chegar à conclusão que nossa hora silenciosa é a hora mais importante do nosso dia!
· Deuteronômio 32.47
· “Agora mesmo Deus esta trabalhando em seu redor e em sua vida... O Espírito Santo e a palavra de Deus irão instruí-lo e ajudá-lo a saber quando e onde Deus está trabalhando. Ema vez sabendo onde Ele está trabalhando, pode ajustar sua vida para unir-se a Ele onde está atuando. Uma vez juntando-se a Deus no que ele está fazendo, você entra nessa tipo de relacionamento íntimo de amor com Deus, irá conhecer e fazer a vontade de Deus e experimentá-lo de maneiras que nunca experimentou antes. Apenas Deus pode conduzir você a este tipo de relacionamento, e Ele está pronto para fazê-lo.” (Henry T. Blackaby e Claude V. King em “Experiencing God”)
· Não podemos aceitar assumir um compromisso de seguir a Jesus, mas não gastarmos tempo com Ele.
O nosso caráter é formado
· Se você gasta tempo com o Senhor, irá ganhar uma nova maneira de pensar e novas prioridades
· Filipenses 1.16
· O desenvolvimento do nosso caráter é um processo que Deus inicia e do qual quer fazer parte.
· Muito do nosso crescimento de caráter acontece no contexto de uma relação contínua com o Senhor, e é verdade que Deus pode usar muitos dos problemas que enfrentamos para desenvolver nosso caráter.
· A bíblia contém o que precisamos para desenvolvermos nosso caráter
· Hebreus 4.12
· Quando a palavra de Deus tem liberdade de penetrar nos nossos pensamentos, pode mudar nosso comportamento
· II Coríntios 4.18
O artista como porta-voz de Deus
· Esperamos que nunca fique fácil fazer música, arte ou teatro cristão. Esperamos que o peso desta responsabilidade esteja caindo sobre todos nós.
· Se nós somos porta-voz de Deus, temos que conhecer seus pensamentos.
· Precisamos olhar para a disciplina da hora silenciosa como parte do nosso treinamento para ministrarmos como porta-voz de Deus.
· Precisamos ser estudiosos da palavra de Deus do mesmo modo como somos estudantes de nossa arte.
· II Timóteo 2.15 ; I Pedro 3.15
Oração informal
· A oração é um dos aspectos mais íntimos do relacionamento com Deus. Não deve haver nada de especial nisso. Eu posso dizer a Deus toda e qualquer coisa.
· João 1.12 ; Romanos 8.15 ; Efésios 3.12
· ACAS (Adoração, confissão, ação de graças e súplica)
· Nossa oração não precisa estar confinada à hora silenciosa que está separada uma vez por dia. Podemos orar a qualquer hora, em qualquer lugar, o tempo todo.
O poder da oração
· Precisamos crer no poder da oração para mudar as coisas e/ou mudar a nós.
· João 16.24 ; João 15.7
Para aqueles que estão apenas iniciando
· Se você vai começar a estabelecer uma hora silenciosa regular, o ideal é que selecione um tempo em sua agenda onde vai estar inteiramente livre. Separe uma hora do dia onde possa ser pontual e onde haja o mínimo de distração.
· Estabeleça também um tempo razoável. Comece, talvez com 10 minutos.
· Comece pedindo a Deus que se revele a você através de sua palavra, leia trechos pequenos de cada vez. Depois gaste alguns minutos em oração.
· “Dominar a arte da oração, como qualquer outra arte, leva tempo. E a quantidade de tempo que dedicamos a isso, será a verdadeira medida do nosso conceito de sua importância. Nós sempre damos um jeito para encontrar tempo para aquilo que mais consideramos.” (J. Oswald Sanders)
Variedade é o tempero da vida
· Salmos 16.11
· O tempo com o Senhor não tem de ser maçante. Seja flexível: Não deixe sua hora silenciosa se tornar um ritual sem emoção e sem propósito. Faça desse momento uma coisa agradável para você e para o Senhor.
· Esteja certo que nenhum tempo gasto na comunhão com Deus é tempo desperdiçado.
Ocupado demais
· “Estou muito ocupado para não orar” (Martinho Lutero)
· Mateus 14.23 ; 26.36
· Lucas 10.38-42
· Não é verdade que se estiver tentando servir o Senhor e não estiver perto dele, ficará mais ressentido com os outros, estará mais propenso à ira?
· O que você deve fazer quando causas nobres o impedem de gastar tempo com Deus? Marta fez uma coisa boa, mas não fez a melhor.
Memorizando as escrituras
· Precisamos ter a palavra de Deus prontamente disponível quando diante dos desafios diários da vida.
· Salmos 119.11
· Ganhamos insights sempre que guardamos a palavra de Deus em nossos corações.
Evite o legalismo
· Nada produz mais culpa nos cristãos do que quando alguém começa a falar sobre disciplinas espirituais, mas há uma grande diferença entre culpa e convicção.
· Apocalipse 12.10
· Culpa é um sentimento. Culpa é do inimigo. Esse não é o modo pelo qual Deus trabalha. Deus não nos intimida a fim de que gastemos tempo com ele. Qualquer disciplina espiritual seguida de culpa irá rapidamente ser abandonada quando esta passar.
· Convicção, por outro lado, é mais sutil porque é obra do Espírito Santo
· João 16.7-8
· Não desenvolva essas disciplinas por culpa ou obrigação. Faça o que puder para gastar tempo com ele, mas seja razoável com relação a isso. Não se decepcione consigo e se afaste de Deus.
O maior deles ainda é o amor
· João 5.39-47
· Jesus censura os fariseus por serem disciplinados nas escrituras, mas não terem o amor de Deus em seus corações.
· Esdras 7.10
· Leia a palavra de Deus com a intenção de fazer o eu ela diz. Isso transformará seu comportamento.
· I Coríntios 13.1-4
· Se temos muito talento, se somos bem-sucedidos e se lemos nossa bíblia todos os dias, mas não temos amor, nos tornamos apenas mais um bronze que soa ou um címbalo que retine.
· Mateus 5.23-24 ; Romanos 13.8 . I João 3.18 ; I Coríntios 16.14
· Não caia na armadinha de tornar-se mais disciplinado e menos amoroso.
Extraído do livro “O Coração do Artista: Construindo o caráter do artista cristão” de Rory Noland. São Paulo: W4 Editora, 2007, págs 253 – 278.
Nenhum comentário:
Postar um comentário