2 – CARÁTER PROVADO
CARÁTER
- O que você prefere: Um músico extremamente talentoso, que não é muito espiritual ou um músico profundamente espiritual que não é muito talentoso? Acredito que todos queremos um artista que seja extremamente talentoso e profundamente espiritual
- O filósofo grego Heráclito ensinava que o seu caráter é o seu destino. Nosso destino não está vinculado àquilo que fazemos como artistas; está atrelado ao que somos como pessoas
“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, perseverança.” (Romanos 5.3-4)
- Precisamos ser pessoas de caráter provado e assim nos tornamos nos artistas que Deus quer que sejamos
“O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera” (I Timóteo 1.5)
- Um pessoa de caráter é amorosa, tem uma consciência limpa, e possui um relacionamento autêntico com o Senhor
- Nós somos quem dizemos que somos? Quem somos por dentro é quem somos realmente.
- Deus não aprova a hipocrisia. Parecer espiritual, mas não há profundidade ou poder
“Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão com um rio, a justiça como um ribeiro perene!” (Amós 5.23-24)
- Deus não irá ouvir canções de louvor vazias, não importa quão criativas ou bonitas elas sejam, se nossos corações não estiverem retos diante dele
- Autenticidade é uma testemunha poderosa da presença de Deus em nossas vidas. Quer dizer que somos verdadeiros
- Sermos autênticos inclui sermos verdadeiros com relação a nossas lutas e deficiências
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15)
- Crescer em Cristo não quer dizer adquirirmos conhecimento intelectual. Significa crescermos em áreas como excelência moral, intimidade com Cristo, autocontrole e disciplina, perseverança, piedade, bondade e amor
- Qualquer tempo ou energia gastos para o crescimento na área do caráter valerá o esforço. O crescimento de nosso caráter irá melhorar o nosso relacionamento com Deus. Irá melhorar nosso bem-estar como um todo
“Preocupe-se mais com o seu caráter do que com a sua reputação, porque o seu caráter é o que você realmente é, enquanto que a sua reputação é meramente o que os outros pensam que você é” (John Wooden)
INTEGRIDADE
“Seguirei o caminho da integridade ... Em minha casa viverei de coração íntegro” (Salmo 101.2)
- Nós, artistas, precisamos estar aptos a passar pelo saguão da igreja com integridade em nossos corações.
- Caráter é tornar-se quem Deus nos fez para que fôssemos, e integridade é fazer o que Deus quer que façamos
- Pessoas íntegras querem conduzir-se de maneira honrosa em todas as coisas
“...desejamos viver de maneira honrosa em tudo” (Hebreus 13.18)
- Pessoas íntegras tentam ser bons exemplos em todas as coisas
“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade” (Tito 2.7)
- Pessoas íntegras querem honrar e agradar a Deus sobre todas as coisas
“Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens” (2 Coríntios 8.20)
- Nossos pensamentos, palavras e obras devem refletir um desejo de fazer o que é reto aos olhos de Deus
- Não queremos que a congregação olhe para nós como aqueles estranhos “tipos artistas”; ela precisa ver-nos como pessoas de integridade que ministram, servem e pastoreiam no poderoso nome de Jesus
“irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria...” (Atos 6.3)
- Esse não era o padrão para posições de destaque apenas; era o padrão para todos os que serviam na igreja
“Integridade é algo mais importante do que falar a verdade. Diz respeito a ser um certo tipo de pessoa. Diz respeito a sermos pessoas que sabem quem e o que somos, e diz respeito sempre a sermos verdadeiros com o que somos, mesmo quando isso poderia custar-nos mais do que gostaríamos de pagar” (Lewis Smedes)
PROVAS TRAZEM CRESCIMENTO
- Como cuidar de crescer em caráter? Crescemos quando nosso caráter é provado
“Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado” (I Pedro 1.7)
- O modo como reagimos a certos desafios ou mesmo certos pensamentos que estalam em nossa mente, tem uma grande influência na formação de nosso caráter
- Quando estamos num ministério, nosso caráter será provado como nunca foi antes. Nosso caráter será provado e esticado até o limite. Dê lugar a Deus nesse processo! Quando as coisas se tornarem difíceis, cresça.
“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avencemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus” (Hebreus 6.1)
- Não permita que sua falta de caráter seja impedimento à atuação de Deus em sua vida
COMPROMETIDO COM UM PROCESSO
“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8.29)
- Deus continua trabalhando em nossas vidas para nos transformar à imagem de Cristo
- Em se tratando de transformação de caráter, nós estamos na maioria do tempo indo contra a nossa natureza e criação, de modo que não é fácil. O crescimento de caráter é uma recompensa. É o resultado de ser fiel
“irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus“ (Filipenses 3.13-14)
- Paulo estava comprometido com o processo de crescimento de caráter, um processo de transformação vitalícia
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6)
Tirado do livro “O Coração do Artista: Construindo o caráter do artista cristão” de Rory Noland. São Paulo: W4 Editora, 2007, págs 27- 41.
Nenhum comentário:
Postar um comentário